4 mentiras que provavelmente lhe contaram sobre programação!

Existem muitas mentiras nesse mercado de programação! Veja neste artigo se alguma dessas já lhe contaram.
mentiras da programação

Uma dificuldade comum entre os programadores iniciantes é entender que rumo seguir em meio a tantas opções no mundo da programação. Existem diversas linguagens de programação que você pode aprender, se profissionalizar, e diversas subáreas dentro da programação que você pode se especializar.

Para não sofrer da overdose de informações que existe na internet ou que colocam nas nossas cabeças todos os dias, este artigo foi pensado para lhe ajudar a ter o mindset correto, a cabeça no lugar certo e entender suas opções de como começar nessa carreira altamente satisfatória e lucrativa.


Programação não é para todos.

Essa frase pode até ser considerada verdade, quando lida com a perspectiva correta. É verdade que exige uma certa lógica, resiliência, raciocínio, e uma base de inglês, mas concorda comigo que tudo isso pode ser aprendido ou desenvolvido? Ninguém nasce com nada disso, e o mais importante, ninguém nasce incapaz de alcançar esses conhecimentos!

Logo, uma compreensão melhor para a frase seria que a programação é sim para todos os que tem disposição de aprenderem, praticarem e tentarem contornar as dificuldades até dar certo, até aprenderem. A resiliência é fundamental por que vão existir dificuldades, problemas, erros, e você precisará ter a cabeça no lugar para resolvê-los.


Para aprender programação, preciso saber inglês ou matemática?

inglês programação

Não! Mas não vou mentir pra você, talvez se você tiver um conhecimento mesmo que superficial dessas duas áreas lhe permita chegar um pouco mais rápido nos seus objetivos. Mas para aprender, não é essencial. O que importa é que você saiba pensar, ter raciocínio lógico, mas até essas duas coisas podem ser aprendidas com a prática, com o decorrer do tempo.

Programação não é tão complicado assim, dê uma chance a ela! Você vai gostar! 😉

Luís, o Autor

Tire da sua cabeça que programação é algo de outro mundo, que você nunca conseguiria aprender! Essa é uma das piores mentiras que tem, por que você é capaz de fazer o que quiser. Só depende de você!


Posso começar sem objetivo

qual linguagem de programação

Esse talvez seja o pior erro que você vai cometer! É como você começar uma jornada sem saber aonde quer chegar. Faria sentido pra você? Então, defina primeiro aonde você deseja chegar, depois defina o meio, para então dar os primeiros passos.

Onde você pode chegar na programação:

            Criar aplicativos;

            Criar sites;

            Criar sistemas web;

            Banco de dados;

            Programas;

            Full-Stack (basicamente, tudo isso acima junto);

            Games.

Uma vez que você definiu exatamente o que você quer ser ou aprender, chegou a hora de você definir os meios para isso (as linguagens de programação). Cada área acima tem uma ou mais linguagens necessárias para alcançar os objetivos.

No caso do Full-Stack, tem um artigo que fala melhor sobre este universo, e que diferente do que você possa estar pensando agora, dá pra começar sim por aqui! Clique aqui e veja como é possível!


Só se aprende programação em faculdades!

faculdade de programação

É claro que existem muitas pessoas que aprenderam a programar (e bem) depois do seu curso superior na área, mas essa não é a realidade do mercado.

O que vemos são jovens entrando em faculdades sem uma clareza mental de onde querem chegar ou em que querem trabalhar. Essa perca de foco inicial não os faz se entregar por inteiro ao aprendizado, o que somando a grade curricular limitada, torna o curso superior na área uma opção extremamente inviável (perca de tempo e dinheiro) para a maioria das pessoas. 

No final, não importa o curso superior, ou técnico, ou profissionalizante, que você faz. O que realmente importa é o que você sabe, o que você é capaz de fazer. Os programadores de maior sucesso não concluíram os seus cursos superiores, como Bill Gates, Mark Zuckemberg, Steve Jobs.   

Programação é uma área fascinante e bastante democrática por que você pode aprender de várias maneiras: na internet existem vários tutoriais, cursos gratuitos, ou pagos, onde ensinam de maneira mais objetiva o que você precisa fazer para se tornar um programador de sucesso.

Se você segue um método, aprende com quem tem experiência, os cursos profissionalizantes da área pode ser uma boa até para complementar o conteúdo curricular de uma faculdade (se pra você é importante o título da formação).

Basicamente, existem apenas duas escolhas: ficar dando desculpas a si mesmo ou começar a aprender programação!

Não fique esperando a hora perfeita para agir, ela pode nunca chegar. Tenha em mente que vão surgir algumas dificuldades como já falamos sobre, mas não tenha medo, tenha medo de não tentar! Tenha medo de sair da sua zona de conforto! Programação pode ser mais simples e fácil do que você pensou!

Luís Nogueira

Luís Nogueira

Programador viciado em aprender coisas novas e especialista em desenvolvimento Web, apaixonado pelas tecnologias e stacks back-end, front-end e mobile, é fundador e CEO da Feature Code, com o objetivo de divulgar e agregar conhecimento a todos da área.

Comentários