5 Dicas para se tornar um bom programador Home Office

Nos tempos que vivemos, trabalhar em casa é atualmente uma das maiores tendências para o futuro, e na programação ganha cada vez mais força.
home office

Todo programador sabe que precisa dosar sua rotina entre trabalho, estudos, descanso e outras atividades pessoais.

Uma das principais vantagens que o trabalho home office pode trazer para o programador é um ganho significativo de tempo, o que combinado diariamente, pode significar para a pessoa mais qualidade de vida, estudos e até de trabalho.

Além do tempo, o profissional pode se beneficiar da liberdade geográfica, de um ambiente mais favorável potencializando o seu desempenho laboral.

A experiência em projetos diferentes, bem como ter a oportunidade de trabalhar com pessoas variadas para fins diversificados tornam o trabalho a distância um dos principais objetivos e tendências de programadores brasileiros e estrangeiros.

É óbvio que muitas qualidades são importantes para que o programador se saia bem nessa modalidade de trabalho. Pensando nisso, preparamos este post com dicas práticas para lhe explicar os principais desafios de um programador home office e como ele pode contorná-los para extrair todos os benefícios dessa experiência.


Seja organizado

programador organizado

É muito importante para todo trabalhador que ele seja organizado, e saiba bem como controlar o próprio tempo. Mas é especialmente exigido e imprescindível que o trabalhador home office seja ainda mais ordeiro!

Quando nos deslocamos ao nosso local de trabalho, temos um chefe que nos cobra para darmos o nosso melhor, temos colegas de trabalho que lado a lado conosco desempenham funções iguais ou diferentes da nossa, mas com o mesmo objetivo profissional, temos bem menos distrações e ainda uma pressão explícita (ou mesmo implícita) de que precisamos nos dedicar ao máximo naquele tempo.

Eu não preciso dizer muito para que você perceba que o cenário é bem diferente quando se trabalha em casa, não é mesmo?

Muitas vezes, somos nosso próprio chefe, e mesmo que tenhamos um chefe em algum projeto a distância que realizamos, é muito difícil que ele esteja ali monitorando cada uma de nossas ações.

Então, a necessidade de organização e autodisciplina é ainda mais fundamental!

Faça o possível para que seu ambiente de trabalho seja o mais parecido com o de uma empresa. Se preciso, até se vista como se tivesse indo trabalhar e permaneça assim até o seu período de trabalho terminar!


Escolha bem seu ambiente de trabalho

O ambiente é fundamental para a sua concentração e eficiencia. Se você escolher um local da casa com ruídos ou com qualquer outra distração constante, sua produtividade poderá cair muito.

Recomendamos um local confortável, de preferência sem muita movimentação, e que seja claro e agradável para você.

Tem pessoas que se concentram melhor trabalhando ouvindo música, outras que se sentem bem em lugares com um certo movimento, como restaurantes e espaços em shoppings. Já outras preferem ficarem sozinhas, e em casa se sentem mais seguras e confortáveis para executarem seu trabalho.

Defina bem o que funciona para sua produtividade, e aplique isso de maneira imediata em seu trabalho.


Planeje suas atividades

É preciso que você defina bem uma programação, escale seu dia de maneira equilibrada com suas atividades.

Tenha em mente o tempo que você tem, os projetos que está trabalhando e defina quanto tempo poderá se dedicar a cada um deles e em quanto tempo você poderá terminá-los. O ideal é que isso seja feito antes de se fechar um projeto.

Eu, pessoalmente, gosto de planejar o meu dia um dia antes, pois assim, eu perco menos tempo e energia tomando decisões.

De acordo com muitos pesquisadores, o nosso cérebro tem um banco de decisões limitados, o que pode fazer com que as nossas escolhas percam a eficiência a medida que gastamos o nosso número diário de decisões.

É por isso que, de acordo com essas pesquisas, tendemos a tomarmos melhores decisões pela manhã do que a noite, quando já estamos quase esgotados. Definir um dia antes as tarefas pode lhe fazer economizar algumas decisões para o dia seguinte!

Uma vez que você já se planejou bem, procure realizar as tarefas mais importantes e que tendem a um resultado rápido primeiro, e depois as tarefas mais longas, cujo resultado talvez apareça mais a longo prazo, e por último, as menos importantes.

Não existe uma verdade absoluta quanto a essa ordem que estou te recomendando, mas a nossa mente parece trabalhar melhor quando vemos o resultado daquilo que estamos fazendo, e isso nos dá mais ânimo e energia para as atividades seguintes.


Tenha um horário fixo de trabalho

atrasado programador

Esteja bem claro em sua mente que embora exista liberdade geográfica e de tempo em trabalhos a distância, você necessariamente precisará definir horários para que sua mente esteja totalmente voltada para o seu serviço.

Isso significa deixar ciente as pessoas ao seu redor da seriedade do assunto, e também fazer o possível, melhor dizendo, o necessário, para evitar toda e qualquer distração nesses momentos.

Lembre-se que o fato de você não está em uma empresa nesse período não significa que você não pode encarar seu tempo de trabalho como se estivesse.

Seja profissional o suficiente para delimitar bem o seu tempo, e não ficar marcando atividades para esse período e procrastinando o seu trabalho.

Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã!

Pessoas medíocres e improdutivas

Procure manter o foco no que está fazendo

Existem estudos que apontam que o cérebro só é capaz de se manter focado em alguma atividade por 30 a 40 minutos. Depois, ele se cansa e a eficiência cai muito.

Então, procure maneiras de conseguir tirar o máximo de sua mente no ápice de sua concentração, e não o desgaste excessivamente sem necessidade.

Você pode usar seu celular, aplicativos ou sites para programar descansos ocasionais de 5 minutos a cada 30 ou 40 minutos de trabalho.

Um que eu uso a vários anos e recomendo é o tomato-timer. Os ganhos de produtividade são incríveis! Faça o teste e me conte nos comentários como se saiu!

Durante o tempo que você estiver concentrado no seu trabalho, realmente esteja focado nisso! Deixe o mais distante possível de você os ladrões de tempo, como os celulares e TV’s.

O trabalho home office exige disciplina e foco, mas nada que uma dose dupla de força de vontade com disciplina e autocontrole não resolva! Tenho certeza que você consegue!

Aplique tudo que dissemos nesse post para você e não tenha dúvidas que seu trabalho home office melhorará bastante!

Se você é um programador iniciante ou profissional e quer dominar as maiores e melhores tecnologias do mercado e trabalhar de casa ou em grandes empresas com o conhecimento da programação, então você não pode deixar de conhecer o pacote de cursos mais completo e com o melhor custo benefício do mercado!

Comente abaixo qual dica você mais gostou e o que mais funciona para você conseguir programar, estudar ou trabalhar de casa!

Luís Nogueira

Luís Nogueira

Programador viciado em aprender coisas novas e especialista em desenvolvimento Web, apaixonado pelas tecnologias e stacks back-end, front-end e mobile, é fundador e CEO da Feature Code, com o objetivo de divulgar e agregar conhecimento a todos da área.

Comentários