Uma das linguagens mais recomendadas para quem está dando seus primeiros passos na programação é justamente o Python.
E as razões são diversas: curva de aprendizado baixa, sintaxe limpa e agradável, fácil detecção de erros, ganho de produtividade em códigos sucintos, versatilidade, e muito mais!
A comunidade gigantesca de pythonistas no Brasil e no mundo só cresce, reflexo também da importância da linguagem no mercado de trabalho.
Caso você queira aprender mais sobre o lugar do Python no mercado e oportunidade de fazer muito dinheiro com ele, leia este interessante artigo que destrincha em detalhes como está o mercado para o programador Python no Brasil e no mundo.
Pois bem, então, vamos ao assunto do post: o que você precisa saber para entrar de cabeça no estudo dessa linguagem fascinante?
Nesse artigo, iremos falar sobre as IDE’s mais famosas e recomendadas, as que eu particularmente mais gosto, as bibliotecas mais famosas, e os primeiros conhecimentos necessários para começar!
Principais IDE’s para desenvolvimento Python
Eclipse

É uma IDE para desenvolvimento em Java, mas suporta outras linguagens como Python com o uso de plugins.
É multiplataforma e open-source, e é uma das IDE’s mais famosas e utilizadas no mundo. Ela funciona muito bem para diversos projetos que você for fazer com Python.
Uma das vantagens do Eclipse é podermos instalar uma diversidade de pacotes para desenvolvimento com o objetivo de facilitar a codificação de aplicações Python.
Eu já usei ela algumas vezes, e a performance da plataforma justifica sua popularidade. O download pode ser feito no próprio site do programa.
Jupyter Notebook

O Jupyter Notebook é uma IDE bastante famosa que suporta linguagens como Julia, R, Python, Ruby, dentre outras.
Ele é bastante favorável a ciência de dados e mesclagem com componentes web, o que casa muito bem com a linguagem Python.
Você pode usar o Jupyter Notebook online, sem ser necessária instalação, ou pode baixá-lo.
Uma característica de documentos notebook é que oferecem uma programação mais dinâmica e rápida, propondo ao usuário um output imediato do código; não existindo a necessidade de compilar ou executar todo o documento.
Se você ainda não conhece essa maneira de escrever códigos, vale a pena conferir!
PyCharm

Uma das IDE’s mais utilizadas por quem programa em Python, o PyCharm foi lançado em 2010 pela JetBrains, e como o próprio site dele, o Pycharm é “para desenvolvimento Web com Python e desenvolvimento científico. Com suporte para HTML, JS e SQL”.
Como o site deles afirma, funciona bem para desenvolvimento web, pois suporta frameworks bem famosos e usados como Django e Flask.
Amplamente usado por diversas empresas ao redor do mundo, ele é bastante indicado por ser multiplataforma, permite desenvolvimento remoto e ainda suporte VCS.
Possui suporte a diversas ferramentas e bibliotecas Python, permitindo o desenvolvedor manipular matrizes e gráficos interativos. Também possui depurador gráfico.
Bibliotecas
As bibliotecas são coleções de módulos de script acessíveis a um programa Python para simplificar o processo de programação, oferecendo uma ampla gama de recursos.
Elas removem a constante necessidade de reescrever os comandos mais utilizados na construção de seus códigos, o que torna a programação muito mais fácil.
Tem uma função na programação bastante semelhante aos frameworks. Eles podem ser usados chamando-os ou importando-os no início de um script de código Python.
A escolha da biblioteca vai depender do objetivo de seu projeto. Existem bibliotecas recomendadas para projetos gráficos, para jogos, para web, para dados, e por aí vai!
Iremos lhe apontar algumas das mais famosas, mas vale a pena sempre ampliar seus conhecimentos em novas bibliotecas!
NumPy

O NumPy é uma poderosa e amplamente usada biblioteca Python que foi pensada principalmente para realizar cálculos em Matrizes Multidimensionais, possuindo uma infinidade de ferramentas para gerenciamento dessas matrizes.
Ele é rápido, eficiente, e é muito usado quando cálculos são necessários, como em Machine Learning, tarefas matemáticas, computação gráfica, processamento e gerenciamento de imagens.
Vale lembrar que o pacote de bibliotecas NumPy é bastante favorável a integração entre linguagens, possuindo ferramentas úteis para isso. Você pode integrar facilmente o Numpy a outras linguagens de programação.
PyGame

Se trata de uma biblioteca de jogos multiplataforma que fornece a API da biblioteca SDL (criada em C), idealizada para utilizar a linguagem de programação Python em desenvolvimento de jogos.
Ela é multiplataforma, e provê bastante facilidades no desenvolvimento dos jogos, como detecção de colisão, renderização e sprites.
Ele pode ser entendido como uma game engine, conjunto de códigos prontos que contém as funções e processamento como base do código, para manipularmos e editarmos ao nosso gosto.
Estratégias, gráficos e objetivos específicos para cada jogo são acrescentados pelo programador em conformidade com a biblioteca, a linguagem em questão e o projeto em desenvolvimento.
Pandas

Com um número muito grande de colaboradores e muito usado em ciência de dados, o Pandas é uma biblioteca que fornece estruturas de dados de alto nível, com várias ferramentas de análise.
A biblioteca agrupa e organiza dados usando linhas e colunas, e os métodos podem funcionar para combinar, filtrar e agrupar dados.
Um ponto muito favorável do Pandas é a forte interação com o Excel, permitindo ler e gerar arquivos em xlsx.
Ele, seguindo o princípio da linguagem Python, é bastante simples e direto, podendo traduzir operações complexas de dados em pouquíssimos comandos.
Conclusão
Nesse artigo, aprendemos os passos básicos e recursos necessários para se começar no desenvolvimento Python.
Foi abordado desde o começo, com a escolha de IDE, que francamente, é mais questão de escolha mesmo.
Depois que você se habitua as bibliotecas e as possibilidades que elas te abrem, você será capaz de escolher a ideal para o seu projeto e aplicar os seus conhecimentos.
Caso queira aprofundar seus conhecimentos em Python, recomendamos o curso abaixo. Ele lhe ensinará do zero até o avançado a dominar a linguagem Python.
Não esqueça de comentar abaixo se você já programa em Python e como tem sido sua experiência nessa linguagem que só cresce! 😉