Por que você deve aprender a programar?

Será que vale a pena no momento que estamos vivendo aprender a programar?
vale a pena programar

É bem provável que se você está lendo este artigo agora é por que algum interesse na área de programação você têm! Mesmo que seja só curiosidade, você com certeza deve ter se dado conta que seria benéfico em algum nível para você começar a programar.

Talvez já tenha ouvido a seguinte frase: programação é o novo inglês. Ela define bem a importância a médio/longo prazo de aprendê-la, mesmo que não siga carreira nela.

Ao contrário do que muitos pensam, não é algo muito complicado, nem que precise de um dom para ser alcançada, ou sólidos conhecimentos de matemática ou física.

Na verdade, o que mais se exige para quem deseja dar os passos iniciais nessa área é comprometimento, resiliência e lógica, e tudo isso são características que podem ser desenvolvidas e melhoradas com o decorrer do tempo e da prática.

O aprendizado da programação pode ser comparado com o aprendizado de um novo idioma. Os códigos nada mais são do que instruções para que o computador execute o que você deseja que ele faça. E o idioma que ele entende são os códigos.

Então, os benefícios de você começar a programar hoje mesmo são muitos! Mas, decidimos destacar apenas 3 deles, de ângulos diferentes, por assim dizer.

Isso pode lhe motivar a aprender a programar ou até mesmo ingressar nessa excelente carreira!


Benefícios cognitivos

A cognição é um conjunto de habilidades que permite observar o mundo, interagir com a realidade e entender como tudo funciona. E a proposta da programação explora bastante a mesma coisa.

O desenvolvimento da cognição está ligado a memória, raciocínio lógico, concentração, criatividade e muitos outros processos mentais.

A nossa mente muitas vezes é comparada aos nossos músculos por que, quanto mais são estimulados, mais se desenvolvem. E a programação basicamente consiste em resolver problemas, e isso demanda que você coloque sua mente para trabalhar, exercitando-a.

Todo mundo deveria aprender a programar um computador porque isso ensina você a pensar.”

Steve Jobs

Programar, como já vimos, é ensinar uma máquina a resolver problemas. E em um mundo onde existem cada vez mais máquinas e problemas, é essencial que saibamos exatamente com o que estamos lidando.

Não atoa especialistas recomendam o aprendizado da programação desde a infância, para estimular o raciocínio de crianças e as tornarem autodidatas.

Isso as ajudará a desenvolver muitas qualidades no futuro, como a habilidade de ter um senso crítico dos problemas pessoais e da sociedade em que vivem. Tal senso as ajudarão a pensarem em soluções e caminhos alternativos para a resolução do problema.

O mesmo pode acontecer com você, mesmo que não seja mais uma criança. Assim como nunca é tarde para se aprender um novo idioma, também nunca é tarde para se aprender a programar!

E uma vez que você a domina, isso abre a sua mente para um mundo de possibilidades!


Possibilidades de Criação (Inovação)

programação em dia

Uma vez que você aprende uma nova forma de se comunicar e resolver os problemas cotidianos, sua vida nunca mais será a mesma!

Você terá um novo olhar sobre tudo a sua volta. Começará a criar soluções criativas para os problemas ao seu redor que antes você considerava impossível de serem solucionados.

Você aumenta sua liberdade criativa e leva isso para toda a sua vida, mudando sua forma de pensar e analisar o mundo. A imaginação é o limite!

“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.” 

Albert Einsten

Uma vez que você entende como resolver os problemas por meio da programação, você ganha um novo campo de atuação e progresso.

Você consegue se lembrar de como era a sua vida sem os aplicativos e tecnologias tão famosos que conhecemos hoje, como Netflix, Whatsapp, Uber, Waze, e muitos outros? Difícil nos imaginarmos sem eles, não é mesmo?

De acordo com Gabe Newell, criador da Valve, “os programadores são os magos do futuro”.

Eles tem nas mãos as ferramentas para criar, usando a tecnologia, diversos modos de melhoras a nossa sociedade e contribuir para a vida daqueles a quem amamos.



O Mercado de trabalho

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, e tendendo cada vez mais a automatização de tudo.

A demanda de profissionais que não apenas entendam de tecnologia, mas que sejam capazes de criá-la, estão se tornando indispensáveis em todas as áreas. A programação não é apenas um fim, mas também o meio de tal progresso.

Basta reparar ao seu redor. Se esforce um pouco e tente imaginar alguma área de trabalho, ensino, diversão, ou qualquer outra coisa em que não exista tecnologia envolvida!

Até mesmo agricultura, pecuária, manufatura, transporte, venda, medicina, esportes, educação, (resumindo: tudo) demanda de maneira direta ou indireta equipamentos tecnológicos regidos por softwares!

Analise a tendência para o futuro, com o crescimento exponencial de inteligência artificial, robótica, dentre outras automações. Tudo isso demanda programação!

Uma dos benefícios que mais gosto é a liberdade que a programação nos proporciona! Para desenvolver o que você deseja, basicamente você precisará de seus conhecimentos, e da máquina para a qual você deseja passar as instruções!

Isso lhe dá uma liberdade geográfica incrível! Milhões de pessoas trabalham a distância como programadores ao redor do mundo. E o trabalho remoto já é apontado como principal tendência para os próximos anos, visto que representa economia para o empregador e muito mais qualidade de vida para o empregado.

Seja sua escolha de carreira principal ou seu plano B de trabalho, o aumento de ofertas de emprego estão aí. Apenas no Brasil são mais de 300 mil vagas de trabalho em tecnologia não preenchidas e boa parte delas pela falta de conhecimento profundo em programação.

full-stack

Quanto antes você começar a aprender programação, e aprofundar seus conhecimentos nela, melhor! Esteja preparado para o que o mercado demandar de você. Crie gosto pelo mercado de tecnologia, principalmente o de programação, esteja sempre atualizado e invista MUITO em conhecimento! Esse é o melhor tipo de investimento que existe, pois isso ninguém poderá tirar de você!

Então, não resta dúvidas que o cenário está pronto para a programação, e que você só terá benefícios por aprender o quanto antes a dominá-la.

“Aprender a escrever códigos amplia sua mente, fazendo com que você raciocine melhor, criando uma forma diferente de pensar, o que será extremamente útil em todos os desafios da sua vida.”

Bill Gates

Os benefícios de se estudar e se dedicar a desenvolver códigos são muitos, como abordamos aqui, e o cenário atual e futuro é muito favorável a área. Comente abaixo o que te levou a tomar a decisão de aprender a programar!

Luís Nogueira

Luís Nogueira

Programador viciado em aprender coisas novas e especialista em desenvolvimento Web, apaixonado pelas tecnologias e stacks back-end, front-end e mobile, é fundador e CEO da Feature Code, com o objetivo de divulgar e agregar conhecimento a todos da área.

Comentários